Adbusters

MAY 18 GLOBAL #LAUGHRIOT [Portuguese]

Tactical Briefing #27.

This article is available in:

É o seguinte, rebeldes, ágeis sonhadores e estrategistas subversivos,

Em uma repentina reviravolta, os Estados Unidos admitiram uma vitória do Occupy e transferiram a cúpula do G8 de maio para Camp David, uma base militar impenetrável na rural Maryland. Uau! Parece que a ideia de um enxame de 50.000 'ocupantes' vindo com uma lista de exigências na mão transformou o Confronto climático de Chicago em um humilhante Recuo do G8. Muito bem! Dividir o G8 e a Otan foi uma hábil decisão… mas agora temos uma importante reconsideração tática a fazer.

A grande questão é: seguimos o conselho de Mao ("Quando o inimigo recua, nós o perseguimos") ou o de Sun Tzu ("Não persiga um inimigo que simula fuga")? Ouvimos argumentos persuasivos de todos os lados. Alguns 'ocupantes' dizem que o movimento deveria continuar e investir no #OCCUPYCAMPDAVID contrariando todas as expectativas… um mês de protestos sentados em árvores, bloqueios e acampamentos nômades nas florestas e na vizinha Thurmont. Outros acreditam que é melhor apostar mais no #OCCUPYCHICAGO: uma mobilização ainda maior, começando com a Greve Geral do Primeiro de Maio. Outros ainda defendem uma insurgência global imprevisível, simultânea, de multidões anárquicas durante todo o mês de maio.

Quando Ben Ali atacou e depois tentou se esconder de seu povo, ele foi derrubado. Quando Mubarak se recusou a negociar e tentou colocar seu povo na linha à força, ele foi deposto. Agora, a Casa Branca e o G8 estão repetindo os erros dos autocratas do ano passado… primeiro eles tentam nos assustar com discursos duros de leis repressivas anti-Occupy, tecnologias para conter multidões e policiamento paramilitar, depois eles batem rapidamente em retirada para a segurança de Camp David.

Os líderes do mundo estão fugindo de nós… então o que fazemos? Talvez só rir deles?

Em 18 de maio, dia em que os líderes do G8 vão se reunir em Camp David, por que nós, povo do mundo inteiro, não fazemos uma #LAUGHRIOT? Vamos causar trovoadas de risos em todas as cidades, dirigidas para os líderes mundiais que tentam administrar a crise da economia atrás de portas fechadas e de cercas de arame farpado.

O riso é uma das mais poderosas armas táticas da guerra do meme… ele indica supremacia e perda do medo. Então vamos fazer a maior comédia de flash mobs uivantes, festas de rua arruaceiras e trotes hilários que o mundo já viu. O dia 18 de maio pode ser um monumental ponto de virada… um momento 'hahahaha' em que as pessoas do mundo tenham uma epifania coletiva, e a partir desse ponto comecem a pensar diferentemente sobre como o mundo deveria ser governado.

Agitadores, independentemente do que vamos fazer nesta primavera (outono no hemisfério Sul), vamos flutuar como borboletas e picar como abelhas! Vamos dobrar o G8 e a Otan diante de nossa vontade com táticas de choque e audaciosas subversões culturais que capturem a imaginação do mundo. Podemos estar muito mais perto de uma Primavera Global do que qualquer um de nós já se atreveu a imaginar até hoje…

for the wild,
Culture Jammers HQ

OccupyWallStreet.org / Tactical Briefing #25 and #26 / OccupyWallst.org / G8Protest.org / OccupyChi.org / CANG8.org / Takethesquare.net / OccupyMay1st.org / MayDayNYC.org / Facebook / Twitter / Reddit

Translated by the Translator Brigades[email protected]

Adbusters 111 Cover

On Newsstands December 3

At last we’re in Winter. It’s the year 2047. A worn scrapbook from the future arrives in your lap. It offers a stunning global vision, a warning to the next generations, a repository of practical wisdom, and an invaluable roadmap which you need to navigate the dark times, and the opportunities, which lie ahead.

Subscribe to Adbusters Magazine